Dúvidas Temporárias
Se o homem tem uma origem única por que possuem características físicas tão diferentes ?
Por que se vê homens com características iguais em regiões distintas da Terra?
De que forma aconteceram as modificações nos seres humanos para que eles pudessem transmitir suas características aos seus descendentes?
O que é espécie?
Como eram as características do primeiro ser da espécie humana?
Que fatores influenciaram nessas mudanças físicas?
Certezas Provisárias
Os primeiros seres humanos surgiram no continente africano e de lá foram ocupando outros continentes.
As diferenças físicas dos seres humanos surgiram no continente africano e de lá foram ocupando outros continentes.
Quando o homo sapiens migrou para outras regiões do planeta encontrou outros grupos existentes na época e, com eles se misturaram para então dar origem ao homem atual.
Somos todos descendentes do primeiro homem que surgiu na África entre 130 mil e 465 mil antes de Cristo. De lá os primeiros homens (homo sapiens) se espalharam pelo resto do mundo. . Diz-se que em conseqüência da diversidade climática da Terra os nossos antepassados foram adaptando-se ao meio sofrendo transformações externas que com o passar do tempo mudaram a sua genética, sua química interna, legando aos seus descendentes novas características.
A população humana que existe hoje pelo planeta descende de apenas uma população que existiu originalmente na África.
Todos os seres humanos atuais são descendentes do Homo Sapiens.
Comments (32)
Psicologia said
at 10:43 pm on Aug 23, 2008
oi Neusa! Muito boa esta foto da página! Quando a sua dúvida acho que procede... Vou tentar saber se há uma mais adequada. abraços!!! Carla
Psicologia said
at 6:47 pm on Aug 24, 2008
Oi também estou cheia de dúvidas gurias,vou tentar solucioná-las.
Não sei se fiz certo,mas coloquei na pg. das certezas temporárias e dúvidas,o que sei, mas não sei se podemos colocar assim e depois organizar, qualquer coisa dão um toque.Abraços.Denise.
Anonymous said
at 10:29 pm on Aug 24, 2008
Como colocado em e-mail anteriormente, acredito que na nossa pergunta devemos trovar a palavra etnias por raças apesar de definições controversas sobre o significado da mesma.Abri uma página onde coloco definições retirados do site da Wikipédia conforme sugerido pela Carla. Consta o URL de onde foram coletadas. Precisamos ver as nossas Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias para iniciar as nossas pesquisas dirigidas ao que queremos saber.
Psicologia said
at 7:36 pm on Aug 25, 2008
Neusa só acho que como a Íris disse estamos atrpelando, a pesquisa vem bem depois.
Abraços,Denise.
Neusa said
at 8:20 pm on Aug 25, 2008
Denise, ainda não estamos fazendo a pesquisa. Estamos decidindo o real objetivo de nossa pesquisa.Se estivermos fazendo as perguntas referentes as etnias no Brasil, mudaremos o nosso objetivo que buscavámos anteriormente que é saber porque, sendo o homem resultado da evolução das espécies, porque existem tantas diferenças em suas características. Se entrarmos no campo das etnias, estaremos tratando também do comportamento, cultura, costumes, línguas e outros aspectos que se relacionam com o significado da palavra.Acho que nosso trabalho, de acordo com que falávamos quando foi feita a pergunta pela Luciana, se volta não para a antropologia mas sim para a área de genética e bio-química.
De qualquer forma vamos aguardar as certezas e dúvidas das outras integrantes do grupo.Só então saberemos a direção da nossa pesquisa.Continuamos conversando.
Anonymous said
at 9:02 pm on Aug 25, 2008
Gurias,acho que temos que definirmos o que queremos saber.Se formos por esse caminho,ou seja as etnias no Brasil,estaremos indo para um caminho que não aquele previsto inicialmente.
Raças ou etnias?Concordo com tudo o que a Neusa comentou.Etnias vai muito além da cor da pele,características físicas.
No aguardo,bjs.
Anonymous said
at 12:39 pm on Aug 26, 2008
Eba!! Que discussão maravilhosa!! É bem isso que queremos!! Carla e Denise cuidem para entrarem com os nomes de vocês. Por que psicologia? Carla, copia para cá o recado que deixastes na pg. Lá ele fica deslocado.
Um abração
Bea
Anonymous said
at 12:53 pm on Aug 26, 2008
Agora vamos ao conteúdo!! Gurias, a pergunta de vocês é como surgiram as etnias logo vocês aceitam que há etnias diferentes. No entanto, nas certezas isso não aparece claramente. Além disso, vocês falam em diferenças físicas para elas. É só isso? Pela discussão aqui em cima não é, não? Quanto a origem vocês falam em origem das espécies. É o caso? Estamos falando da origem da espécie humana não? Esa é uma certeza de que o homem ou foi criado por Deus ou apareceu por evolução dos demais animais. Ok, mas como esse homem se diferenciou? Uma das certezas é que se diferenciou por adaptação genética. A outra é de que a origem se deu no continente africano. Será que é só isso que sabem? Não é hora de buscar informação na Internet e sim é hora de buscar o conhecimento dentro do vocês. Esse momento é muito importante!!! Ele demarcam o ponto de partida do PA.Precisamos dele para depois vermos se houve real aprendizagem. Vamos agora as dúvidas. Sem duvida estão ligadas a questão maior mas estão confusas. A formulação não está clara. Por exemplo a primeira questão: ela não é uma dúvida e sim uma constatação que traz a dúvida por trás. Ali se está indagando se o termo etnia ou ração deve ser usado. Assim me parece que teríamos aqui excelentes dúvida: O que é etnia ? O que é raça? Raça e etnia são sinônimos? Se eu respondesse essas duas teria elementos para responder a maior? As outras duas são praticamente iguais mas a segunda é mais restritora. A última envolve um conhecimento que não foi colocado nas certezas ou voc~es ainda não o tem: primatas. O que são primatas? O que homem tem a ver com primatas? Acho que vocês têm que discutir mais e buscar elencar mais dúvidas diretamente voltadas a questão que envolve etnias ou raças. Vocês estão indo muito bem. Volto mais tarde.Um abração
Bea
Anonymous said
at 10:58 pm on Aug 26, 2008
Pessoal,
Realmente, como a Bea falou, estamos num dilema quanto ao nosso objetivo. Na aula presencial, no momento da formulação da pergunta, a Luciana colocou a sua curiosidade nas diferenças de características físicas da população humana da Terra, considerando que a origem do homem era uma só. Naquele momento não foi falado se era baseada na idéia da criação do homem por um Deus ou se era baseada na teoria da evolução das espécies. Na ocasião talvez com o fantasma de parecermos preconceituosos, não se deu ênfase a palavra raças diferentes, mas prevaleceu a palavra etnias. Ao se buscar o significado de etnias se percebeu que a palavra aumentava bastante o leque das pesquisas trazendo desde o começo da espécie humana até épocas mais recentes de organização dos povos, o que poderia fugir de certa forma os objetivos que ela buscava e que me interessei no decorrer da aula.
Pensando nisto acho importante que todas nós coloquemos as nossas dúvidas temporárias e as nossas certezas provisórias para nos localizarmos no que realmente queremos saber e chegarmos a um consenso. Não sei se não me foi proporcionada, se faltei às aulas ou se não aprendi e não me recordo desta matéria porque na época não me apresentou nenhum atrativo. Porém às vezes em que me interessava pelo assunto, inclusive para ensinar sobre a diversidade para as crianças era fornecido material que passou a me dar algumas “certezas temporárias” como a Bea já falou. Estas serão acrescentadas nesta página da forma que me foram apresentadas.
Por que não colocamos como pergunta: "Por que a população humana possui características físicas(externas)diferentes?"
Anonymous said
at 8:54 pm on Aug 28, 2008
Colegas, se possível seria interessante que tivesse a identificação de quem edita a página. Acho interessante que saibamos quem faz as perguntas. Quanto à pergunta elaborada no último item de "dúvidas provisórias", como já comentei anteriormente estou me referindo às diferenças e características físicas como cor da pele, tipo de cabelo, etc., etc., etc.Conversando com a Luciana na última aula presencial, pensamos de novo na pergunta:" Por que tendo o homem uma origem única, como vieram a apresentar tantas características externas físicas diferentes?". Por favor apresentem as suas sugestões.
Anonymous said
at 11:21 am on Aug 29, 2008
Gurias, tirei da pg e trouxe para cá a participação da Carla. Bea "Gurias, teremos muitas informações dentro da nossa pesquisa. Acho que devemos nortear nosso objetivo, uma vez que existem diferenças entre raças e etnias. Achei dados bem interessantes nas duas, a questão racial vai abordar questões mais biológicas, e etnias, questões culturais e sociais que parecem bem interessante. Acho que até a próxima quarta poderemos ter melhores definições. Mas quero sugerir que olhem estes sites: Abraços! Carla
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia#Ra.C3.A7a_versus_etnia
Anonymous said
at 11:33 am on Aug 29, 2008
Neusa e Luciana, acho que vocês fizeram uma boa delimitação e a pergunta ficou bem mais clara. Até porque vocês, de propósito ou não, fugiram dos termos raça e etnias. Acredito que, ao longo do trabalho esses dois conceitos ficarão mais claro mesmo que não sejam parte do PA. Com a mudança da questão principal, vocês partem para o campo biológico. Eu sou suspeita( bióloga) porque acho que é um campo muito amplo e rico e que voc~es teriam eneormes chances de fazerem um excelente PA. O mais importante é que o processo de vocês está muito interessante e forte: vocês retomam a questão, discutem as certezas e dúvidas e acham que devem reformulá-la. Se isso for feito, as dúvidas e certezas vão tb ser reformualdas ( algumas), outras retiradas e outras incluidas. É bem isso que queremos!!! VIVA!! Denise e Carla o que vocês acham? Gostei de ver!! Que tal conversarem por mini conferência no skype? Se quiserem, podemos marcar alguma. Imagino que vão aproveitar o final de semana para dar um gás por aqui. Bjos
Bea
Anonymous said
at 6:20 pm on Aug 30, 2008
Meninas, estou aguardando o parecer de vocês para continuarmos a elaborar o nosso PA. Se retirar algum tópico, devemos apagar ou fazer anotações a respeito? O que vocês têm a acrescentar ou retirar do plano? Vamos combinar uma conferência no Skipe? Quem sabe até amanhã à noite conseguimos nos comunicar?
Anonymous said
at 9:15 pm on Aug 31, 2008
meu skype tathygomes07...vamos conversar está muito confuso mesmo..temos que decidir que rumo tomar..até amanhã a noite.01/09...ok?bjs..a todas..
Pesquisei os sites deixados aqui pela Bea e penso estarmos nos equivacando e espandindo o assunto para outras direções que podemos nos perder,,e se formos pelas raças entramos num campo mais interessante e que teremos mais profundidade para estudar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia#Ra.C3.A7a_versus_etni
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a
Anonymous said
at 9:16 pm on Aug 31, 2008
Professoras e colegas, quando penso que estamos nos dirigindo para um final na nossa indecisão surgem novas questões que parecem nos remeter a um retrocesso no andamento do projeto. Acho que precisamos tentar nos comunicar para conseguirmos chegar a denominador comum.Qual a sugestão de vocês?
Anonymous said
at 9:23 pm on Aug 31, 2008
Acho que a primeira coisa a fazer, se todas estiverem de acordo é modificarmos a nossa pergunta. A partir dela revisarmos as nossas dúvidas e certezas.Meu skipe é neusa.dias e meu MSN nsarobadt@hotmail.com. Só estou em casa à noite mas procuro me manter conectada também na Escola. Acho que precisamos saber o que todas nós queremos com este projeto.
Anonymous said
at 3:45 pm on Sep 1, 2008
http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01038051/projetos.htm
Este site fala bem claramento o que é um P.A;;seria bom todas nós lermos..bjs..TATHY
Anonymous said
at 6:51 pm on Sep 1, 2008
Tathy, este texto encontra-se em um link que as professoras colocaram no pbwiki do seminário integrador 5. Está no quinto item onde se lê Dicas, bem no final da página. Lá tu encontras outros materiais bem interessantes para ajudar no que estamos aprendendo.
Anonymous said
at 11:14 am on Sep 2, 2008
Vejo que apenas a Neusa e agora a Tathy estão conversando.A Carla, Denise e Lu S estão quietas. Realmente acho que o problema reside na amplitude da questão inicial e, acredito, que delimitar para a diversidade da aparência externa é bem mais VIÁVEL!! Apesar de terem feito mudanças nas dúvidas elas acabam trazendo mais problemas porque a amplidão da primeira prejudica. Imagino que tenham se reunido pelo skype e tenham definido como vai ficar a pergunta, e dela derivarem as certezas e dúvidas. De todo o jeito gostaria de trabalhar um pouco as dúvidas e certezas. A primeira pode facilmente ser eliminada na medida em que burilarem a pergunta principal. Como o tempo é pequeno, até dia 31/10 temos que ter senso de realidade. A segunda seria a questão e ela parece que já está respondida pela certeza 3. No entanto, como a certeza 3 está calcada, provavelmente, no "achômetro", teremos que fazer de tal maneira que não pareça contraditório. Combine como podem fazer isso. A questão acerca dos primatas não tem nenhum correspondente nas certezas. O que é mesmo primatas? Por outro lado, há certezas para as quais não aparece nada ligado a elas nas dúvidas. É o caso do Brasil, onde se fala em miscigenação. Gurias, até quarta, isso tem qu estar resolvido para vocês terem possibilidade de fazer a versão 1 do mapa que será o ponto de partida de todo o trabalho. Alerto que, na quarta, serão retirados dos grupos aqueles que não trabalharam até agora. Não é justo que uns carreguem os outros não acham? Portanto, é bom se comunicarem e resoverem essa questão.
Um abração
Bea
Anonymous said
at 4:30 pm on Sep 2, 2008
Gurias eu fecho com a pergunta "Por que tendo o homem uma origem única, vieram a apresentar tantas características externas físicas diferentes?".Se formos para o lado das raças acredito que teremos uma questão muito ampla e talvez fiquemos sem resposta alguma,pois como a Bea falou,não temos muito tempo.
Etnias abrange o lado cultural da questão e aí fica complicado com a tremenda diversidade cultural que temos.
E aí meninas?
Anonymous said
at 4:56 pm on Sep 2, 2008
Depois do xixi da Bea,principalmente a mim, temos que nos mexer.
Anonymous said
at 5:48 pm on Sep 2, 2008
Os itens 2 e 5 das dúvidas se encaixa com a pergunta sugerida.E aí meninas???
Anonymous said
at 7:21 pm on Sep 2, 2008
Luciana,
Concordo contigo e estou enviando um e-mail com as sugestões para que todas analisem e mandem resposta. Precisamos estar com isto encaminhado para elaborarmos o primeiro mapa conceitual.
Anonymous said
at 5:26 pm on Sep 6, 2008
Oi gurias,dêem uma olhadinha,acrescentei alguns itens nas dúvidas e certezas.O que acham?
Anonymous said
at 6:25 pm on Sep 6, 2008
Gurias trabalhei no mapa conceitual,olhem e vejam o que precisa ser modificado.Atentem para o prazo final da postagem do mapa(10/09).
Anonymous said
at 11:15 pm on Sep 7, 2008
Oi meninas! Bem, como já imaginava o assunto tem muito material... muitas dúvidas e teorias... mas li os materiais postados, inclusive da wikipedia que havia sugerido, e é realmente um assunto muito rico. realmente estive afastada... Tive o problema de falecimento de uma pessoa próxima e em plenos conselhos de classe de 6 turmas que trabalho... mas mantenahm contato um abraço!
Anonymous said
at 12:10 pm on Sep 9, 2008
Oi Carla,Que recado mais evasivo!!! Aliás, por que não respondestes ao meu mail? Como pensas te juntar ao grupo que está trabalhando muito!! Que tipo de contato vais manter? Como vais recuperar a tua ausência? Pelo menos tens que fazer um mapa até o dia 10/09, publicá-lo no servidor e publicar a imagem dele aqui no wiki. Como vês não podes perder tempo porque já estás considerada por mim como fora do grupo. Na página http://peadalvorada5.pbwiki.com/PA bem embaixo, tens o link onde podes fazer download do cmap para teu computador e vais encontrar tutoriais. Também precisas entra em negociação com teu grupo porque, por enquanto, não vi nada de relevante como tua contribuição.
Um abraço bem preocupado
Bea
Anonymous said
at 9:09 am on Sep 10, 2008
Concrdo em que precisamos conversar, podemos marcar um encontro oline, mas por enquanto eu to só no MSN, entramos asim e mando o meu skap.
Anonymous said
at 3:01 pm on Sep 11, 2008
Tathy amada, fui apagar tuas mensagens repetidas e ele acabou apagando todas elas. Podes colocar de novo teu enderço de msn? Um abraço e desculpe!!
Bea
Anonymous said
at 6:22 pm on Oct 20, 2008
E aí meninas,por onde vamos começar as edições das páginas?
Agora temos que nos unir e pôr a mão na massa juntas,nada de cada uma fazer uma parte.
Por qual das páginas começaremos a nos dedicar?Lembrem,trabalho em grupo,hein!!!
Abraços
Luciana
Anonymous said
at 10:42 pm on Oct 20, 2008
Minha sugestão é que revisemos as páginas do glossário, procurando colocá-las em uma só, editada com o nosso entendimento de cada termo contido nas mesmas. O que acham?
Anonymous said
at 6:46 pm on Nov 5, 2008
Concordo Neusa,vamos começar a revisar a página do glossário.
Quanto ao mapa,não sei onde foi parar o programa no meu micro,tentei instalar com o cd mais não deu.Cntinuarei tentando.
You don't have permission to comment on this page.